Climatologia
A climatologia nada mais é do que o estudo do clima, sendo uma integração das condições de tempo num determinado lugar e por um período de trinta anos.
As primeiras observações começaram na Grécia (VI a.C) e após no século V a.C quando Hipócrates escreveu o tratado das “Águas, Ares e Lugares”. Porém esta ciência tem seu início mesmo com Aristóteles em outra obra intitulada “Meteorologia”.
É no Renascimento Cultural e Científico (séculos XVI e XVII) que temos o avanço para esta ciência, quando a teoria do Geocentrismo, defendida pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu (78-161 d.C.) e pela Igreja Católica, colocava a Terra como o centro do Universo, e os demais astros giravam ao seu entorno, sendo apoiada pela Igreja por apresentar aspectos da bíblia. Porém, esta teoria foi contestada por Nicolau Copérnico (1473-1543) que elaborou o Heliocentrismo, onde o Sol se torna o centro do universo.
Todas essas teorias se tornam base para o conhecimento de aspectos climáticos do globo, tendo, portanto em 1593, a criação do primeiro termômetro para análises das alterações da atmosfera, por Galileu Galilei, seguido por seu discípulo Torricelli em 1643, que descobriu o barômetro de mercúrio; e em 1832 o telégrafo possibilitou a reunião de todos os dados sobre o tempo.
A climatologia tradicional está pautada com as descrições dos padrões de distribuição temporal e espacial dos elementos do tempo, e se utiliza dos seguintes elementos: temperatura, precipitação, ventos, nebulosidade, latitude, altitude, relevo, maritimidade, continentalidade, correntes marítimas quentes e frias, massas de ar, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário