Como defender suas ideias na redação do Enem
Não adianta produzir um ou dois textos uma semana antes da prova. A produção deve ser contínua. Do contrário, você corre o risco de produzir uma redação sem uma linha de pensamento clara.
A banca de avaliadores não vai entender sua mensagem e, consequentemente, você irá perder pontos valiosos. A seguir, listo algumas atitudes que ajudam a evitar essa situação:
Como produzir argumentos
Não tente convencer o leitor com o uso de excessivo de adjetivos. Sua redação terá valor quando as informações contidas no texto forem relevantes.
Este é o ano que você vai se preparar para produzir sua redação do Enem. Você precisa chegar no dia da prova informado o suficiente para não ser pego de surpresa. Já traçou um plano de estudo para se preparar?
Reserve pelo menos uma hora do seu dia para acompanhar o noticiário. Também é recomendável a leitura semanal de jornais e revistas.
A leitura não serve apenas para mantê-lo informado. Essa atividade vai ajudá-lo a melhorar o seu texto. Por isso, leia o máximo de livros que puder.
Crie o hábito de anotar tudo o que achar interessante. Uma dica é fazer um fichamento dos principais assuntos. Isso facilitar na hora da revisão.
As Competências cobradas na correção da Redação
O Ministério da Educação definiu cinco competências básicas para serem avaliadas na correção da Redação do Enem. Cada uma delas vale 200 pontos:
– Domínio da Escrita Formal na Língua Portuguesa;
– Compreender e desenvolver o tema no formato dissertativo-argumentativo, em prosa;
– Argumentar em defesa de um Ponto de Vista;
– Demonstrar conhecimentos linguísticos para construir a argumentação; e,
– Apresentar uma proposta de intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário