terça-feira, 30 de novembro de 2021

EXERCÍCIOS SOBRE A ALTA IDADE MÉDIA

 QUESTÃO 1

Leia o trecho:


“O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém […] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados […].”


São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. SP: Ed. Unesp, 2000. p. 44-45.


O texto em questão fala da conversão de Clóvis, rei dos francos, convertido ao cristianismo no final do século V. Um grande reino surgiu do legado construído por Clóvis, rei dos francos de 481 a 511. Estamos falando do:


a) Reino dos visigodos


b) Império carolíngio


c) Reino da Normandia


d) Reino de Wessex


e) Reino de Castela



QUESTÃO 2

A desagregação do Império Romano do Ocidente ficou marcada pelas invasões dos povos germânicos, que, a partir do século IV, começaram a instalar-se nas terras romanas, uma vez que Roma já não conseguia defender-se. Entre os diversos povos que a invadiram, selecione a alternativa INCORRETA:


a) Visigodos


b) Francos


c) Saxões


d) Húngaros


e) Alamanos



QUESTÃO 3

Leia o trecho:


“Os pobres são despojados, as viúvas choram, os órfãos são espezinhados, a tal ponto que muitos deles, inclusive bem-nascidos e que receberam uma educação superior, refugiam-se entre os inimigos. Para não sucumbir à perseguição pública, vão buscar entre os bárbaros a humanidade dos romanos, porque já não conseguem suportar, entre os romanos, a desumanidade dos bárbaros.”


LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 22.


O trecho destacado foi escrito por Salviano, um padre do século V que tentou entender as raízes da crise romana. Segundo o trecho, podemos entender que:


a) os germânicos [bárbaros] seduziram os romanos a apoiá-los.


b) a massa romana de pobres não suportava mais a vida imposta pelos ricos e procurou apoiar-se nos germânicos.


c) os germânicos eram bárbaros cruéis que faziam as viúvas chorarem.


d) os romanos estavam subornando os germânicos para desistirem da guerra.


e) os ricos romanos contratavam mercenários germânicos para massacrarem os pobres romanos.



QUESTÃO 4

Entre os historiadores, é considerado que a Alta Idade Média é o período inicial da Idade Média. Trata-se do período (do século V ao século X) de formação das estruturas que definiram a Europa durante a Baixa Idade Média. Selecione a alternativa com informações básicas sobre a Alta Idade Média:


a) difusão do catarismo e criação da Santa Inquisição


b) renascimento do comércio e invasões húngaras


c) redução populacional e ruralização da Europa


d) surgimento do islamismo e difusão da Peste Negra


e) decadência do império bizantino e enfraquecimento do comércio



RESPOSTAS

Questão 1

LETRA B


O império carolíngio formou-se com o estabelecimento da Dinastia Carolíngia, evento passado no século VIII. Os carolíngios assumiram o poder após o reinado de Pepino, o breve, e eram herdeiros diretos dos francos, povo germânico que se estabeleceu na Gália e teve como grande governante Clóvis I, convertido ao cristianismo no final do século V.



Questão 2

LETRA D


Os húngaros não eram um dos povos germânicos que invadiram o império romano durante os séculos IV e V. Eles ficaram conhecidos por realizarem invasões em territórios europeus em meados do século IX. Buscaram instalar-se na região dos Cárpatos (atual Romênia), e depois, em regiões da Europa Central. Estabeleceram-se na Panônia, no final do século IX, e formaram o reino da Hungria, sob a liderança de Árpad.



Questão 3

LETRA B


Salviano foi declarado padre de Marselha (Massília no seu tempo) no século V. Nesse trecho destacado de um escrito dele chamado “Sobre o governo de Deus”, Salviano fala que a decadência romana tem relação direta com os pecados cometidos pelos próprios romanos. Nesse trecho ele sugere que a adesão de cidadãos romanos a povos germânicos explica-se pela dureza que era imposta à vida dos pobres em Roma.



Questão 4

LETRA C


A redução populacional é uma marca da Alta Idade Média, e os historiadores afirmam que só a partir do século VIII é que a população europeia cresceu novamente. Explica-se essa redução pelas guerras, fome e doenças que atingiram a Europa no período de crise romana. A ruralização foi uma resposta à violência e às mortes causadas pela decadência romana e chegada dos germânicos. A população, buscando sobreviver, abandonou as cidades e abrigou-se nas zonas rurais.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Sistema Linfático

 O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.


Além disso, ele possui outras funções como a proteção de células imunes, pois atua junto ao sistema imunológico. Outro importante papel do sistema linfático está na absorção dos ácidos graxos e no equilíbrio dos fluidos (líquidos) nos tecidos.

Como funciona o Sistema Linfático?

Para desempenhar sua função de eliminar as impurezas do nosso corpo, o sistema linfático trabalha junto com o sistema imunológico.


O sistema linfático atua em conjunto com diversos órgãos e elementos do organismo. É dessa forma que ele consegue alcançar todas as parte do corpo para filtrar o líquido tissular que nutriu, oxigenou os capilares sanguíneos e saiu levando gás carbônio e excreções.


Diferente do sangue que é impulsionado pela força do coração, no sistema linfático a linfa se movimenta de forma lenta e com baixa pressão. Ela depende da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido.


É a partir da contração realizada pelo movimento dos músculos que o fluído é transportado para os vasos linfáticos. Como eles são maiores acabam se acumulam no ducto linfático direito e no ducto torácico, percorrendo assim para o resto do corpo.


Linfonodos

Os linfonodos (gânglios linfáticos) são chamados de nódulos linfáticos. Eles são pequenos órgãos (com até 2 cm) presentes no pescoço, no tórax, no abdômen, na axila e na virilha.


Formados por tecido linfoide e distribuídos pelo corpo, os linfonodos são responsáveis por filtrarem a linfa antes dela retornar ao sangue. Além disso eles também atuam na defesa do organismo, impedindo a permanência de partículas estranhas no corpo.


Linfonodos

Sangue

Sistema imunológico

Linfa

A linfa é um líquido transparente e alcalino semelhante ao sangue e que circula pelos vasos linfáticos. Porém, ele não possui hemácias e, por isso, apresenta um aspecto esbranquiçado e leitoso.


Responsável pela eliminação das impurezas, a linfa é produzida pelo intestino delgado e fígado. Seu transporte é feito pelos vasos linfáticos num único sentido (unidirecional), filtrada pelos linfonodos e lançada no sangue.


Vasos linfáticos

Os vasos linfáticos são canais, distribuídos pelo organismo, os quais possuem válvulas que transportam a linfa na corrente sanguínea num único sentido, impedindo assim o refluxo.


Eles atuam no sistema de defesa do organismo, visto que retiram células mortas e transportam os linfócitos (glóbulos brancos) que combatem as infecções no organismo.


Vasos sanguíneos

Leucócitos

Baço

Maior dos órgão linfáticos, o baço é um órgão de ovalado, localizado abaixo do diafragma e atrás do estômago.


Ele é responsável pela defesa do organismo e exerce as seguintes funções: produção de anticorpos (linfócitos T e B) e hemácias (hematopoiese), armazenamento de sangue e liberação de hormônios.


Baço

Hormônios

Sistema endócrino

Órgãos do corpo humano sem os quais você pode sobreviver

Timo

O timo é um órgão localizado na cavidade torácica, próximo do coração.


Além de produzir as substâncias como a timosina e a timina, o timo produz anticorpos (linfócito T), atuando, dessa maneira, na defesa do organismo.


É curioso notar que o timo é um órgão que ao longo da vida diminui de tamanho.


Timo

Anticorpos

Sistema cardiovascular

Tonsilas palatinas

Popularmente, esses dois órgãos localizados na garganta, são conhecidos como amídalas ou amígdalas palatinas.


Elas são responsáveis pela seleção dos microrganismos que penetram no corpo, principalmente pela boca. Nesse caso, auxiliam no processo de defesa do organismo visto que produzem linfócitos.


Toda Matéria

terça-feira, 16 de novembro de 2021

EXERCÍCIOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE 1937

 QUESTÃO 1

(UNIR/RO) A Constituição de 1937 estabeleceu que: "O ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação o primeiro dever de Estado. Cumpre-lhe dar execução a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e profissionais". (CAMPANHOLE, Adriano & CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1981).


A partir do conhecimento e da análise do texto da Constituição, é possível afirmar que a política educacional do Estado Novo:


a) reconhece o direito universal ao acesso à educação e a prática democrática de fornecer a todos os cidadãos uma formação baseada nos princípios da igualdade social.


b) pode ser considerada democrática, uma vez que as decisões relacionadas à educação escolar resultavam da ampla discussão que o governo fazia com educadores.


c) previa a criação de um sistema educacional público, igualitário e permanente para os cidadãos brasileiros independente de sua condição na estrutura social.


d) deu um salto qualitativo ao determinar que o Estado tinha o dever de garantir o direito à educação pública de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos do país.


e) institucionalizou uma visão preconceituosa que reforçava as diferenças entre trabalho intelectual e manual, separação que marcou as relações sociais desde a época da escravidão.



QUESTÃO 2

A Constituição Federal de 1937 consolidou o Estado Novo varguista, que conservou uma estrutura de poder autoritária até o seu último ano, em 1945. Essa Constituição ficou conhecida, à época, como “polaca”, pois:


a) legalizava a prostituição no Brasil (as prostitutas eram conhecidas como “polacas” nessa época).


b) levava em conta a política de imigração polonesa para o Brasil.


c) incluía em seus artigos a criação de um Estado Polonês no território do Rio Grande do Sul.


d) assemelhava-se à Constituição Polonesa de 1935, que continha um viés autoritário.


e) impedia que poloneses católicos pudessem instalar-se no Brasil.



QUESTÃO 3

(UFPE) Viver a democracia era o desejo de muitos grupos políticos existentes no Brasil dos anos 1930. No entanto, o governo de Getúlio Vargas seguia outros caminhos, enfrentando as oposições. Com a Constituição de 1937, Getúlio Vargas:


a) centralizou mais ainda o poder político, firmando o autoritarismo.


b) procurou modernizar a sociedade, multiplicando os partidos políticos.


c) refez a legislação sindical, garantindo as reivindicações operárias.


d) fortaleceu normas liberais, sem, contudo, deixar seu poder de centralizador.


e) trouxe ideias sociais mais avançadas, imitando modelos europeus.



QUESTÃO 4

Ao contrário da grande maioria das constituições democráticas modernas, a Constituição de 1937 não foi elaborada por uma constituinte, isto é, por uma agremiação de parlamentares, mas foi escrita por uma só pessoa e aprovada pelo presidente Getúlio Vargas. Quem foi o redator dessa Constituição?


a) Gustavo Capanema


b) Felinto Müller


c) Francisco Campos


d) Plínio Salgado


e) Pontes de Miranda



RESPOSTAS


Questão 1

Letra C


A Constituição de 1937 teve como iniciativa o fomento à educação pública pré-universitária, dando apoio àquelas que já existiam no âmbito estadual e tendo como objetivo a integração e o desenvolvimento do país, tanto no nível geográfico quanto no nível de capacitação profissional.




Questão 2

Letra D


A Constituição de 1937 possuía muitos traços de textos jurídicos fascistas, como a Carta del Lavoro (1927), de Mussolini, e a Constituição Polonesa, de 1935, elaborada por Jozef Pilsudski. Essa última exerceu uma influência maior sobre a Constituição do Estado Novo, que ficou conhecida como “polaca” (polonesa). Essa expressão logo se popularizou, já que o texto constitucional passou a estar associado à figura das prostitutas estrangeiras que viviam no Rio de Janeiro e que eram conhecidas naquela época como “polacas”.




Questão 3

Letra A


A Constituição de 1937 deu legitimidade político-jurídica ao Estado Novo de Vargas, que era, por definição, uma ditadura. Apesar de o texto principal ter aparência democrática, as disposições finais e transitórias permitiam ao Poder Executivo, na pessoa do presidente, executar ações que se superpunham aos demais poderes, bem como suprimir a validade dos direitos civis fundamentais.


Questão 4

Letra C


O jurista Francisco Campos foi Ministro da Justiça de Vargas. O texto da Constituição de 1937 foi inteiramente redigido por ele, que estava ideologicamente alinhado ao fascismo europeu (daí a influência das Constituições italiana e polonesa em seu texto).


terça-feira, 9 de novembro de 2021

O capitalismo

 O capitalismo é um sistema econômico e social baseado no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação de capital.


A palavra capital vem do latim capitale e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, uma das medidas de riqueza nos tempos antigos. Atualmente, capital está relacionado diretamente com o dinheiro ou crédito.


Também conhecido como economia de mercado, o capitalismo opera através das leis da livre iniciativa, da livre concorrência e das leis da oferta e da procura.


Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.


O sistema capitalista se consolidou a partir das revoluções burguesas ocorridas nos séculos XVII e XVIII e, da revolução industrial, que instituiu um novo modo de produção.


Características do Capitalismo

O capitalismo se assenta no pensamento liberal e é orientado por alguns fatores determinantes:


O direito à propriedade privada, compreendido como um direito natural dos seres humanos.

A livre iniciativa;

A livre concorrência;

A lei do mercado (oferta e procura);

O lucro como o objetivo principal da produção;

A possibilidade de acumulação de riquezas;

A instituição do trabalho assalariado no lugar da servidão;

O controle dos sistemas produtivos por parte de proprietários privados e do Estado.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Média, Moda e Mediana Resumo

 Média

A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.



Exemplo

Os jogadores de uma equipe de basquete apresentam as seguintes idades: 28, 27, 19, 23 e 21 anos. Qual a média de idade desta equipe?


Resposta

M com e subscrito igual a numerador 28 mais 27 mais 19 mais 23 mais 21 sobre denominador 5 fim da fração M com e subscrito igual a 118 sobre 5 igual a 23 vírgula 6


Moda

A Moda (Mo) representa o valor mais frequente de um conjunto de dados, sendo assim, para defini-la basta observar a frequência com que os valores aparecem.


Um conjunto de dados é chamado de bimodal quando apresenta duas modas, ou seja, dois valores são mais frequentes.


Exemplo

Em uma sapataria durante um dia foram vendidos os seguintes números de sapato: 34, 39, 36, 35, 37, 40, 36, 38, 36, 38 e 41. Qual o valor da moda desta amostra?


Resposta

Observando os números vendidos notamos que o número 36 foi o que apresentou maior frequência (3 pares), portanto, a moda é igual a:


Mo = 36


Mediana

A Mediana (Md) representa o valor central de um conjunto de dados. Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente.


Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.


Exemplos

Em uma escola, o professor de matemática anotou a altura de um grupo de alunos. Considerando que os valores medidos foram: 1,54 m; 1,67 m, 1,50 m; 1,65 m; 1,75 m; 1,69 m; 1,60 m; 1,55 m e 1,78 m, qual o valor da mediana das alturas dos alunos?


Resposta

Primeiro devemos colocar os valores em ordem. Neste caso, colocaremos em ordem crescente. Assim, o conjunto de dados ficará:


1,50; 1,54; 1,55; 1,60; 1,65; 1,67; 1,69; 1,75; 1,78


Como o conjunto é formado por 9 elementos, que é um número ímpar, então a mediana será igual ao 5º elemento, ou seja:


Md = 1,65 m



Postagens populares