quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE A SOCIEDADE COLONIAL ESPANHOLA

 QUESTÃO 1

(PUC-Rio) A conquista e a colonização europeias na América, entre os séculos XVI e XVII, condicionaram a formação de sociedades coloniais diversas e particulares. Sobre tais sociedades podemos afirmar que:


I – Nas áreas de colonização espanhola, explorou-se, exclusivamente, a força de trabalho das populações ameríndias, sob a forma de relações servis, como a mita e a ecomienda.


II – Nas áreas de colonização portuguesa, particularmente nas regiões destinadas ao fabrico do açúcar, foi empregada, em larga escala, a mão de obra escrava de negros africanos e/ou de indígenas locais.


III – Ao norte do litoral atlântico norte-americano, área de colonização inglesa, houve o estabelecimento de pequenas e médias propriedades, nas quais se utilizou tanto o trabalho livre quanto a servidão por contrato.


IV – Na região do Caribe, em áreas de colonização inglesa e francesa, assistiu-se à implantação da grande lavoura, voltada para a exportação e assentada no uso predominante da mão de obra de escravos africanos.


Assinale a alternativa correta.


Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Todas as afirmativas estão corretas.


QUESTÃO 2

(UFRJ) Leia o texto a seguir.


Um dos períodos [da história do México] mais riscados, apagados e emendados com maior fúria tem sido a da Nova Espanha. [...] A Nova Espanha não se parece nem com o México pré-colombiano nem com o atual. E muito menos com a Espanha, embora tenha sido um território submetido à coroa espanhola.


PAZ, O. Sóror Juana Inés de la Cruz: As artimanhas da fé. São Paulo: Mandarim, 1998.


Sobre a sociedade colonial construída em Nova Espanha, é correto afirmar que:


apoiava-se, como na sociedade colonial brasileira, em uma divisão bipolar entre senhores de um lado e escravos africanos do outro, visto que os indígenas haviam sido quase absolutamente exterminados no processo de conquista por doenças ou pela violência do colonizador.

distinguia-se de outras sociedades coloniais, pois as diferenças sociais presentes nela eram de classe, e não de cunho ético: não importava a cor da pele para a determinação de um lugar social, mas as posses de um indivíduo.

tratava-se, como em muitas sociedades coloniais, de uma sociedade de superiores e de inferiores que, entretanto, reconhecia os mestiços, filhos de senhores brancos com mulheres indígenas, como fazendo parte da elite política local, sendo chamados criollos.

recaíam, exclusivamente, os privilégios da sociedade colonial sobre a minoria branca que apresentava, contudo, uma divisão interna entre aqueles brancos nascidos na Europa, ocupantes dos cargos de nível superior, e aqueles nascidos na América, ocupantes de posições claramente secundárias na hierarquia social.

constituía-se em uma sociedade com uma estrutura hierárquica bem clara, em cuja base se encontrava os grupos desprovidos de quaisquer direitos sociais: índios e negros africanos, ambos trabalhando como escravos e sendo tratados exclusivamente como mercadoria, vendidos e comprados em grandes mercados nas principais cidades mexicanas.


QUESTÃO 3

Sobre a sociedade colonial espanhola na América, indique a afirmativa que contém informações incorretas.


O fato de ser nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo não influenciava nos privilégios detidos pelas classes mais abastadas, já que as posições ocupadas na pirâmide social estavam relacionadas apenas ao poder econômico.

O direito a uma propriedade, geralmente concedido pelo rígido controle metropolitano, garantia uma condição econômica confortável e a exploração da mão de obra daqueles que eram desprovidos de semelhante autonomia.

A maioria absoluta da população colonial era formada pelos indígenas, que tinham sua mão de obra sistematicamente explorada pelos espanhóis.

Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos.

Os criollos viviam uma condição econômica abastada, podendo praticar o comércio, deter a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava. 

Ver Resposta

QUESTÃO 4

“[...] A primeira colonização foi feita por um punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a emigração era controlada pela Casa de Contratación: precisava-se de uma licença para se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam consegui-la – os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]”


FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências – séculos XIII a XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.


Ao chegar à América, esses espanhóis passaram a gozar de privilégios pelo nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis e militares. Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis.


Criollos.

Cabildos.

Chapetones.

Encomendero.

Mestiços.



RESPOSTAS

Questão 1

Letra C. Nas áreas de colonização espanhola não foi explorada exclusivamente a mão de obra ameríndia. Houve locais, como na região caribenha, em que se fez uso da mão de obra de africanos escravizados.



Questão 2

Letra D. A distinção do local de nascimento era componente da divisão existente na elite da sociedade colonial espanhola.



Questão 3

Letra A. Apesar do poder econômico ter influência na localização dentro da estrutura social, o fato de ter sido nascido e criado na Espanha era uma determinação mais importante.



Questão 4

Letra C.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE REPRODUÇÃO DAS BRIÓFITAS

 QUESTÃO 1

As briófitas, assim como todas as outras plantas, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações. Entretanto, nessas plantas observa-se que a fase dominante do ciclo diferencia-se da dos outros grupos. Qual a fase dominante do ciclo de vida das briófitas?


a) Fase gametofítica


b) Fase esporofítica


c) Fase unicelular


d) Fase multicelular


e) Fase assexuada



QUESTÃO 2

Sobre a reprodução das briófitas, marque a alternativa incorreta:


a) O esporófito é dependente nutricionalmente do gametófito.


b) O gameta feminino é a oosfera.


c) A reprodução não depende de água para ocorrer.


d) A fase gametofítica é haploide.


e) Os esporos são produzidos por meiose.



QUESTÃO 3

Pé, seta e cápsula são três porções encontradas em qual fase do ciclo de vida das briófitas?


a) Fase gametofítica


b) Fase esporofítica


c) Fase unicelular


d) Fase multicelular


e) Fase assexuada



QUESTÃO 4

(PUC-MG) São características das briófitas:


a) Fase gametofítica dominante, esporófito dependente do gametófito, fecundação dependente da água.


b) Fase esporofítica dominante, gametófito dependente do esporófito, fecundação dependente da água.


c) Fase gametofítica dominante, esporófito independente do gametófito, fecundação independente da água.


d) Fase esporofítica dominante, gametófito independente do esporófito, fecundação independente da água.


e) Fase gametofítica dominante, esporófito reduzido a uma célula gamética, fecundação independente da água.



QUESTÃO 5

(UFSE) Nas briófitas ocorre a oogamia, isto é, os gametas masculinos e femininos são:


a) iguais quanto à forma e à função.


b) iguais quanto à forma e diferentes quanto ao comportamento.


c) diferentes; os masculinos são móveis, e os femininos, imóveis.


d) móveis e encontram-se ao acaso.


e) móveis e encontram-se ao acaso, levados pela água.



RESPOSTAS

Questão 1

Alternativa “a”. Nas briófitas, a fase dominante no ciclo de vida é a gametofítica, ou seja, a fase responsável pela produção de gametas.



Questão 2

Alternativa “c”. As briófitas dependem de água para a fecundação, pois o gameta masculino necessita nadar até a oosfera.



Questão 3

Alternativa “b”. O esporófito das briófitas, geralmente, é diferenciado em pé, seta e cápsula, sendo esta última onde os esporos são produzidos.



Questão 4

Alternativa “a”. Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito. A fecundação necessita de água, pois os gametas masculinos são flagelados e necessitam nadar até a oosfera.



Questão 5

Alternativa “c”. Na oogamia observamos a presença de um gameta masculino móvel e um gameta feminino imóvel, sendo este maior que o gameta masculino.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE MERCOSUL

 QUESTÃO 1

O Mercosul é formado atualmente por quatro países-membros. Qual dos países abaixo NÃO faz parte do bloco?


a) Argentina


b) Brasil


c) Equador


d) Paraguai


e) Uruguai



QUESTÃO 2

Além dos quatro países-membros, o Mercosul possui um conjunto de países associados, que participam indiretamente das políticas empreendidas pelo bloco. Um membro associado do Mercosul é o


a) México.


b) Panamá.


c) Austrália.


d) Bolívia.


e) França.


QUESTÃO 3

O principal objetivo do Mercosul, a partir da sua fundação, era estabelecer uma


a) parceira militar entre as principais nações latinas.


b) união monetária nos padrões dos países europeus.


c) adoção de uma moeda única entre os participantes.


d) zona de livre de comércio de mercadorias e serviços.


e) legislação ambiental comum em defesa da água.



QUESTÃO 4

Atualmente, com base nas características de integração do Mercosul, esse bloco econômico é considerado uma


a) alternativa para atenuar a inflação das economias latinas.


b) junção de elementos econômicos que visam à competição.


c) formação caracterizada pela adoção de moedas unificadas.


d) proposta de integração territorial entre os países-membros.


e) união aduaneira imperfeita com adoção de tarifas comuns.



QUESTÃO 5

A maior economia do Mercosul tem um parque fabril muito diversificado e é uma grande exportadora de bens primários. O comércio com os demais países do bloco prioriza a troca de bens manufaturados e serviços diversos. Atualmente, apesar da grave crise econômica, ainda é uma das principais economias do mundo.


Qual país descrito no texto é a maior economia do Mercosul?


a) Argentina


b) Brasil


c) Chile


d) Uruguai


e) Paraguai


QUESTÃO 6

Um elemento que caracteriza a produção econômica dos quatro países-membros do Mercosul é a


a) diminuta desigualdade de produção fabril.


b) elevada produção de bens agropecuários.


c) fabricação de bens da indústria de ponta.


d) produção de bens de alto valor agregado.


e) crescente participação no mercado bélico.



QUESTÃO 7

A _____________________ é considerada a segunda maior do planeta e está localizada na porção centro-sul da América do Sul. Ela é fundamental para o processo de integração econômica e política dos países que formam o Mercosul.


Qual o nome da bacia hidrográfica que completa corretamente o período acima?


a) Bacia Platina


b) Bacia do Ouro


c) Bacia Amazônica


d) Bacia do Atlântico Sul


e) Bacia Tocantins-Araguaia



QUESTÃO 8

A partir de desdobramentos políticos em 2016, devido ao rompimento da ordem democrática, um país latino-americano foi suspenso do Mercosul, cenário que perdura até os dias atuais. Esse país é a


a) Colômbia.


b) Costa Rica.


c) Argentina.


d) Venezuela.


e) Bolívia.



QUESTÃO 9

(USP 2021) O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,


a) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.


b) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao Pronaf no Brasil.


c) à difusão de SAF, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.


d) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.


e) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.



QUESTÃO 10

(Enem 2017) “As recentes crises entre o Brasil e a Argentina mostram o esgotamento do modelo mercantilista no Mercosul”, afirma o diretor-geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (Ibri). A imposição argentina de cotas para produtos brasileiros, como os de linha branca, e a ameaça de adoção de salvaguardas comerciais indicam que o Mercosul foi construído sobre bases equivocadas. Segundo o diretor, a noção de que é possível exportar “sem limites” para um determinado parceiro comercial representa uma mentalidade “fenícia”, ou seja, uma visão comercial de curto prazo.


JULIBONI, M. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).


Nas últimas décadas foram adotadas várias medidas que objetivavam pôr fim às desconfianças mútuas existentes entre o Brasil e a Argentina. Os conflitos no interior do bloco têm se intensificado, como na relação analisada, caracterizada pela


a) saturação dos produtos industriais brasileiros, que o mercado argentino tem demonstrado.


b) adoção de barreiras por parte da Argentina, que intenciona proteger o seu setor industrial.


c) tendência de equilíbrio no comércio entre os dois países, que indica estabilidade no curto prazo.


d) política de importação da Argentina, que demonstra interesse em buscar outros parceiros comerciais.


e) estratégia da indústria brasileira, que buscou acompanhar as demandas do mercado consumidor argentino.



QUESTÃO 11

(Udesc 2016) O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Com relação ao Mercosul, assinale a alternativa incorreta.


a) O Mercosul não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias.


b) Todos os países da América do Sul participam do Mercosul, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.


c) Em 2012, o Mercosul passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte.


d) Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do Mercosul como Estados Associados, em 2013.


e) Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o Mercosul possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.



QUESTÃO 12

(Enem) Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única. No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países.


ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionais contem porâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).


Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente:


a) consolidação da interdependência econômica - aproximação comercial entre os países.


b) conjugação de políticas governamentais - enrijecimento do controle migratório.


c) criação de inter-relações sociais - articulação de políticas nacionais.


d) composição de estratégias de comércio exterior - homogeneização das políticas cambiais.


e) reconfiguração de fronteiras internacionais - padronização das tarifas externas.




RESPOSTAS

Questão 1

LETRA C


O Mercosul é um dos principais blocos econômicos do mundo. Seus países-membros são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Equador é somente um membro associado.



Questão 2

LETRA D


Os membros associados do Mercosul participam de forma indireta das decisões do bloco, muitas vezes como meros observadores das negociações. São eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.


Voltar a questão

Questão 3

LETRA D


O objetivo primário do Mercosul, por meio da sua integração, era criar uma zona de livre comércio de mercadorias e serviços. A partir da sua consolidação, foram criados objetivos mais amplos, como a adoção de uma tarifa externa comum.


Questão 4

LETRA E


O Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita, uma vez que as tarifas adotadas pelos países-membros para os produtos externos e internos do bloco não são homogêneas. Sendo assim, não há uma total integração de tarifas externas entre os países do bloco.



Questão 5

LETRA B


O Brasil é a maior economia do Mercosul, uma vez que possui a maior produção de bens e serviços, revelada por meio do elevado produto interno bruto. A economia brasileira é a mais complexa e dinâmica entre as nações sul-americanas.



Questão 6

LETRA B


Uma característica marcante dos países-membros do Mercosul é a elevada produção, e consequente exportação, de bens agropecuários. A região é destaque, por exemplo, na produção de carne e na cultivação de soja.


Voltar a questão

Questão 7

LETRA A


A Bacia Platina, formada especialmente pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, é fundamental para o processo de integração do Mercosul. Ela é responsável por uma parte importante das transações comerciais entre os países do bloco por meio de hidrovias.


Questão 8

LETRA D


A Venezuela é o país sul-americano que se encontra atualmente suspenso do Mercosul devido ao desrespeito às normas democráticas defendidas pelo bloco.



Questão 9

LETRA E


O principal obstáculo entre o acordo dos blocos econômicos União Europeia e Mercosul é o cenário ambiental brasileiro, marcado pela intensa ocorrência de queimadas e desmatamentos, que geram gravíssimas consequências ao meio natural.


Voltar a questão

Questão 10

LETRA B


A união econômica no interior do Mercosul é parcial, uma vez que países do bloco comumente adotam estratégias de proteção aos seus setores produtivos. A Argentina é um exemplo de nação que impõe barreiras econômicas em relação aos demais países do Mercosul.



Questão 11

LETRA A


O Mercosul possui um código aduaneiro comum, porém, mesmo assim, é considerado uma união econômica parcial, já que esse código não é adotado em todas as situações e em todos os produtos provenientes das relações econômicas do bloco.



Questão 12

LETRA A


A União Europeia possui um altíssimo grau de integração regional, marcado pela interdependência econômica entre os países-membros. Já no Mercosul essa integração ainda apresenta um alto grau de incerteza, marcado apenas pela aproximação comercial entre os países-membros.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE ZONAS TÉRMICAS DA TERRA

 QUESTÃO 1

Sobre as Zonas Térmicas da Terra, responda a alternativa correta:


a) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas.


b) As zonas temperadas, em um determinado período do ano, registram temperaturas inferiores em relação às zonas polares da Terra.


c) Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares.


d) A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente.


e) As zonas térmicas da Terra são responsáveis pelas estações do ano.



QUESTÃO 2

Alheia à crise, Finlândia está na rota dos amantes do frio


Se há quem se incomode com as baixas temperaturas e fuja do inverno, há também uma crescente busca pelos países nórdicos. Com temperaturas que podem chegar aos -40°C durante o inverno, a Finlândia é um destino que atrai exatamente pelo frio e pelo desejo de ir a um lugar fora da rota turística tradicional.


Como o próprio Conselho de Turismo finlandês indica no seu site, o país é para quem quer se refugiar, escapar dos lugares abarrotados e dos roteiros consagrados e aproveitar o frio, a neve e a natureza. É comum as agências de viagem oferecerem pacotes que incluem, além da capital finlandesa, Helsinque, os países da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) e a Rússia. Planos como estes podem variar entre 2 mil e 3 mil euros para viagens de duas semanas, com um ou dois dias em Helsinque [...].


Portal Terra, 02/08/2013. Disponível em: economia.terra.com


Sabe-se que, além de fatores regionais, o principal elemento que propicia as baixas temperaturas e favorece o “turismo de inverno” em países como Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia é:


a) a posição desses países em baixas latitudes, em função de sua proximidade com os polos.


b) posição desses países em altas latitudes, pois nesses locais os raios solares sempre incidem de forma inclinada.


c) a posição desses países em regiões temperadas localizadas em cadeias montanhosas, em que a altitude torna-se fator decisivo para a diminuição das temperaturas.


d) a distribuição desigual do calor na Terra, que direciona todas as massas de ar quente para as zonas polares.



QUESTÃO 3

Assinale a alternativa que aponta todas as zonas climáticas da Terra:


a) zona temperada ártica, zona polar antártica, zona intertropical


b) zona temperada norte, zona temperada sul, zona temperada intertropical


c) zona latitudinal, zona cardinal, zona polar atlântica


d) zona glacial ártica, zona glacial antártica, zona glacial polar


e) zona temperada sul, zona intertropical, zona temperada norte.



QUESTÃO 4

(PROCAMPUS)


As zonas climáticas da Terra estão distribuídas de acordo com as faixas de latitude, ou seja, a incidência de luz e calor. Essas faixas apresentam diferentes tipos climáticos. Marque a alternativa que indica países que se encontram na zona temperada:


a) Brasil, Argentina, Japão;


b) Canadá, Argentina, Japão;


c) Alemanha, França, Etiópia;


d) Rússia, Índia, Egito;


e) Nova Zelândia, Bolívia, Angola.



QUESTÃO 5

O território brasileiro possui uma grande variabilidade climática. Além de sofrer os mais diversos efeitos, como a maritimidade em algumas regiões, a altitude em outras, o Brasil apresenta também uma grande diversidade de climas provenientes de sua elevada extensão latitudinal. Assim, o país apresenta, por exemplo, uma região Sul mais fria e as regiões Norte e Nordeste mais quentes. Tal variação decorre do fato de o espaço brasileiro estar localizado em diferentes zonas térmicas da Terra, que são:


a) Intertropical e Glacial Antártica


b) Temperada Norte e Temperada Sul


c) Intertemperada e Tropical Norte


d) Intertropical e Temperada Sul


e) Tropical Sul e Intertropical.



RESPOSTAS

Questão 1

a) Falso. A zona intertropical da Terra recebe maior incidência de raios solares tanto em relação às zonas polares quanto em relação às zonas temperadas.


b) Falso. As zonas polares registram as menores temperaturas da Terra.


c) Falso. O Meridiano de Greenwich não possui relações com as zonas térmicas, mas sim a Linha do Equador.


d) Verdadeiro. A zona intertropical é a região da Terra que recebe a incidência dos raios de Sol perpendicularmente, registrando, assim, geralmente, as maiores temperaturas do planeta.


e) Falso. O fenômeno responsável pelas estações do ano é o movimento de translação.



Questão 2

Países como Finlândia, Rússia, Suécia e Noruega localizam-se muito próximos aos polos da Terra, ou seja, em zonas de elevadas latitudes. Por isso, os raios solares nesses países incidem de forma inclinada o que, somado à influência climática do polo norte, propicia para o registro de temperaturas geralmente muito baixas.


Letra B



Questão 3

As zonas da Terra são: zonas glacial ártica, glacial antártica, temperada norte, temperada sul e intertropical.


A alternativa que designa apenas nomes que estão entre os cinco acima elencados é a letra D.



Questão 4

É preciso, primeiramente, considerar que a Zona Temperada Sul localiza-se entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, e que a Zona Temperada Norte situa-se entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Antártico. Assim:


- As alternativas a) e b) são falsas porque o Japão se encontra na Zona Intertropical (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio).


- A letra C também é incorreta porque os três países citados encontram-se na Zona Intertropical.


- A letra D está correta, pois Rússia, Índia e Egito possuem ao menos uma parte de seus territórios localizados na Zona Temperada Norte.


- A letra E está incorreta, pois a Bolívia encontra-se na Zona Intertropical.



Questão 5

O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul).


Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Postagens populares